quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Apae Indaial completa 50 anos de atuação

O mês de outubro é considerado especial para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Indaial. Isso porque neste ano a entidade comemora 50 anos de atuação no município.
A Apae tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, associadas ou não com outras deficiências. Fomenta também a conscientização e prevenção de deficiências em espaços escolares, públicos ou particulares. Realizando orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Proporcionar atendimento educacional de qualidade às pessoas com deficiência, priorizando o processo de desenvolvimento humano e promovendo a independência e autonomia e inclusão social.
Segundo informações da diretora escolar, Flaviane Agostini, a instituição também desenvolve ações de educação especial, estimulação essencial para bebês com atraso no desenvolvimento, avaliação diagnóstica interdisciplinar em caso de suspeita de deficiência intelectual ou múltipla, apoio à inclusão escolar, terapias individualizadas, arte, cultura, dança, esporte e atividades sócio-educacionais.

Conforme explica Flaviane, a Apae se mantêm através de convênios com a Fundação Catarinense de Educação Especial, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Prefeitura Municipal e Sistema Único de Saúde (SUS). “Colaborações dos amigos sócio-contribuinte e da comunidade em geral, são fundamentais no custeio de despesas de manutenção”, completa.
Hoje, a entidade atende aproximadamente 140 alunos (períodos matutino e vespertino) divididos em turmas por habilidades em sete níveis de atendimento:

  • Estimulação Precoce;
  • Serviço Pedagógico Específico (SPE – Dependentes);
  • Transtornos do Espectro Autista (TEA);
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE);
  • Serviço de Atendimento Especializado (SAE);
  • Programa de Atividades Laborais;
  • Educação Profissional.

Como surgiu
Fundada em 24 de outubro de 1970, por iniciativa do médico pediatra Dr. Heinz Schütz, iniciou os atendimentos com três educandos e dois professores, em uma das salas do Jardim de Infância Santa Terezinha, localizado na rua São Francisco, 121, Centro. No início de 1972, o atendimento transferiu-se para uma das salas do Jardim de Infância Bom Pastor, na rua Desembargador Alves Pedrosa, nº 80, também no Centro. Nesta época, o número de alunos já havia aumentado para 16.
Segundo informações da diretora escolar, que relata a história da entidade, houve uma época em que ocorreu uma mobilização na cidade objetivando instituir uma Apae no município. Após doações do terreno e apoio da comunidade, os primeiros materiais para a construção foram adquiridos, sendo a sede própria inaugurada em 26 de agosto de 1973, na rua Rio de Janeiro, nº 443, bairro do Sol. “No início das atividades, o atendimento se estendia aos municípios vizinhos de Apiúna, Ascurra, Rodeio e Timbó”, completa a diretora.

Atualmente, conforme destaca Flaviane, o quadro de funcionários comporta 14 professores (contratados para a Apae e cedidos pela FCCE). O setor educacional é composto por uma diretora, uma secretária executiva, duas coordenadoras pedagógicas, uma merendeira, duas auxiliares de serviços gerais e dois roteiristas.
A equipe multidisciplinar é integrada por uma neuropsicóloga, um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta, um médico neuropediatra, um assistente social e um terapeuta ocupacional. “Ressaltamos que todos os professores se especializaram para trabalhar com pessoas com necessidades educacionais especiais”, observa a diretora.
Na diretoria da gestão 2020/2022, a presidente Magali Cristina Theindl coordena as atividades junto ao vice-presidente João Alberto Prim, e demais membros do quadro de diretores, conselheiros e autodefensores. “A Apae de Indaial agradece a todos que fizeram parte e ajudaram a construir nossa história. A todos os presidentes e demais componentes da diretoria, diretores, professores, funcionários, alunos e comunidade que sempre esteve presente durante todos estes anos”, agradece a direção da entidade.

Amanda Bittencourt
http://www.jornaldomediovale.com.br/

About Author