sexta-feira, abril 19Notícias
Shadow

Covid-19: Região do Médio Vale do Itajaí não descarta possibilidade de lockdown

Com novos casos, todos os municípios do Meio Vale do Itajaí já registraram pelo menos um caso de Covid-19

Com o aumento expressivo de casos por Covid-19, os 14 municípios que fazem parte da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) não descartam a possibilidade de tomar decisões mais contundentes para deter o contágio na região.
“A cada semana as medidas estão ficando mais restritivas diante do aumento de casos. Por enquanto, não foi emitido nada a respeito de lockdown. Os prefeitos consideram esta a última (ou dentre as últimas) alternativas. Neste momento não se pode descartar nada” informou a AMMVI através de nota.

De acordo com o boletim epidemiológico, até o dia 16 de julho, 53 mortes foram registradas em toda a região. Já o número de casos confirmados desde o início da pandemia chegou a 8.429.
Com a confirmação no dia 15 de julho, do primeiro caso da Covid-19 em Doutor Pedrinho, pode-se dizer que todos os municípios a região já registraram pelo menos um caso confirmado da doença.
O município de Blumenau é o principal foco, com pouco mais de 5 mil casos confirmados. Ele é seguido por Brusque, com 1303 casos. Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó contam com 728, 490, 263 e 249 casos de Covid-19, respectivamente.

Medidas mais restritivas
Reagindo ao avanço do vírus na região, os municípios passaram a adotar medidas mais restritivas nas últimas semanas, como a restrição de missas e cultos. Os prefeitos se reúnem de duas a três vezes por semana para discutir as medidas tomadas.
Um comitê técnico também foi formado com o intuito de avaliar a evolução da pandemia e propor novas medidas. Apesar da Associação propor recomendações, os municípios tem autonomia para acatá-las ou não.
“Esperamos que não será preciso chegar no lockdown, mas precisamos que a população siga as orientações” seguiu a nota.
Na tarde da sexta-feira (17), os 14 prefeitos se reuniram novamente para decidir novas medidas. Sem conclusão, a reunião continuará no sábado (18), na qual novas resoluções devem ser feitas.

Número de casos nos municípios da AMMVI
Rio dos Cedros – 21
Doutor Pedrinho – 1
Benedito Novo -36
Rodeio – 17
Timbó – 249
Indaial – 490
Apiúna – 16
Botuverá – 46
Brusque – 1303
Guabiruba – 144
Gaspar – 728
Blumenau – 5077
Pomerode – 263
Ascurra – 38

Fonte/ND +

About Author