Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Semana Municipal do Artesanato acontece de 16 a 22 de março

Semana Municipal do Artesanato acontece de 16 a 22 de março

A Prefeitura, por meio da Fundação Indaialense de Cultura, desenvolve e apoia atividades que se convertam na disseminação das mais diversas formas de arte. Indo ao encontro do que está estabelecido na Lei nº 5.519/2018, de autoria do vereador José Klock, que institui no Calendário Oficial do Município de Indaial a “Semana Municipal do Artesanato”, e objetivando a valorização da arte do fazer a mão, do que é único, dos costumes, das raízes culturais e das matérias-primas diversas, será promovida de 16 a 22 de março a “Semana Municipal do Artesanato 2019 – Incentivando a Economia Criativa”.
O intuito é valorizar o artesão, reconhecendo e destacando o trabalho e a história das pessoas que dedicam a vida ao artesanato, além de fomentar o artesanato indaialense. Estão programadas palestras, feira para venda de produtos, bate-papo, entre outras atividades. A programação garante a participação de toda a sociedade, com ações voltadas para a instrução do artesão e a composição de uma identidade cultural para o artesanato na cidade de Indaial.

Confira a programação:

16/03 – Feira de Rua Bummeln: Edição Comemorativa ao Dia do Artesão
Das 9h às 17h, defronte à Igreja Matriz Santa Inês
Realização: Grupo AIA – Associação Indaialense de Artesãos

18/03 – Palestra “Artesanato como produto turístico”
Às 19h, na Sala Social de Reuniões da Casa da Colina (Rua Olímpia, 53, Tapajós)
Palestrantes: Tatiana Viana Mota e Telma Fusinato (Turismólogas)
Inscrições na hora
*Será abordado de uma forma geral o que é turismo, suas características e a importância de se alinhar o artesanato à cultura e às tradições de um povo em uma comunidade. A inserção do artesanato no mercado turístico nos conduz a um pensar estratégico, pois os produtos (artesanato) podem ser indutores de turistas ou o ponto turístico pode trazer a demanda para a comercialização do artesanato. Para isso, é preciso estar atento às estratégias que agregam valor ao produto artesanal, adequando o potencial de cada comunidade para que a matéria-prima local seja transformada em objeto de arte com forte valor humano.

19/03 – Cine Palestra e exibição de documentário sobre Artesanato
Às 19h, na Câmara de Vereadores (rua Prefeito Frederico Hardt, 148, Centro)
Inscrições na hora
*O documentário Caminhos da Reportagem – “Talento e tradição na ponta dos dedos” retrata histórias de pessoas que mudaram a realidade onde vivem através do artesanato.
A Cine Palestra Gestão para Artesãos do canal “Elaborando Projetos Socioculturais” aborda assuntos como: a diferença entre artesanato e trabalho manual, artesão empreendedor e a tecnologia na venda de artesanato.

20/03 – Palestra “Formalização para começar bem”
Às 19h, na Sala Social de Reuniões da Casa da Colina (Rua Olímpia, 53, Tapajós)
Palestrante: Altair Simão (Sala do Empreendedor de Indaial)
Inscrições na hora
*O assunto possibilitará ao participante artesão compreender o trâmite para legalizar o seu negócio, além de conhecer o passo a passo da formalização dos diversos tipos de empresa e as obrigações e direitos adquiridos a partir do registro como pessoa jurídica.

21/03 – Palestra “Uma conversa sobre Tingimentos Naturais”
Às 19h, na Sala Social de Reuniões da Casa da Colina (Rua Olímpia, 53, Tapajós)
Palestrante: Marion Rupp (Fotógrafa e Artesã)
10 vagas – Inscrições antecipadas com a FIC pelo telefone 3333-1964
*A “Re”descoberta do tingimento natural a partir de cascas, folhas e flores, compreendendo a base para a criação de corantes naturais, técnicas e onde encontrar materiais com possibilidade de extrair corantes. Uma verdadeira imersão nas cores naturais, com o objetivo de valorização dos saberes e técnicas tradicionais como fator de desenvolvimento sustentável.

22/03 – Papo de Artesão – Troca de Experiências e Vivências
Às 19h, na Sala Social de Reuniões da Casa da Colina (Rua Olímpia, 53, Tapajós)
Mediadora: Rosa Paul (FIC)
Inscrições na hora
*Momento de interação para artesãos de diversos grupos e segmentos dividirem suas vivências e técnicas de trabalho, trocando experiências como forma de inspiração e obtenção de conhecimento e conferindo novas visões e valores ao artesanato indaialense.

Mais informações com a FIC pessoalmente na rua Dr. Blumenau, 5, Centro, pelos telefones 3333-1964/2000 ou e-mail: cultura.fic@indaial.sc.gov.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top