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Sancionada lei que cria a Marca Turística de Indaial

Mais um avanço para o Turismo de Indaial. O prefeito, André Moser, sancionou a Lei nº 5.702, que cria a Marca Turística da cidade, passando a ser um dos símbolos do Município. Intitulada “Indaial na Rota da Natureza”, a nova identidade visual foi lançada em julho deste ano e apresenta o posicionamento da cidade como destino turístico. Uma cidade pode ter vários roteiros e produtos turísticos ofertados, mas é a marca que leva a identidade do destino, é a primeira impressão e contato que o turista tem com a destinação.
Nesse sentido, de acordo com os técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo da Prefeitura, a marca não representa a gestão pública, mas a cidade como um todo preparada para o turismo. A identidade visual poderá ser utilizada pelos empresários interessados no desenvolvimento turístico de Indaial. Além disso, o setor de Turismo usará a marca em todos os materiais promocionais e nos eventos que participará. “Um produto pode desaparecer do mercado, contudo a marca não, ela representa a longevidade, visualmente onde queremos chegar”, destacam os técnicos.

A marca desenvolvida representa o ecoturismo e o turismo cultural, as visões de futuro para Indaial: ser referência em ecoturismo na região turística do Vale Europeu com serviços de qualidade e sustentabilidade e ser reconhecida pelo turismo ecocultural com trade fortalecido e integrado ao turismo regional.
Além disso, foram escolhidos símbolos que possuem uma representatividade visual com Indaial: a Saíra de Sete Cores, ave símbolo da cidade, que representa toda a riqueza natural da cidade, e a Ponte dos Arcos (Emílio Baumgart), cartão-postal do Município e marco de Indaial por toda importância histórica e cultural.

As cores da saíra – sete tonalidades – foram usadas na composição da marca. Cada tom está destacado nos arcos da Ponte. Além disso, passam as seguintes mensagens:
– os tons de verde representam as nossas matas, nossa beleza natural e também a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, a nossa preocupação com a natureza e a esperança de que o turismo gere desenvolvimento sustentável econômico, empregos, preservação e valorização dos nossos bens naturais e culturais;
– os tons de azul representam os nossos rios, mas também o conceito de força e confiabilidade da marca e do turismo;
– os tons de amarelo representam a riqueza cultural, a hospitalidade, o bem receber para o turista, também passa a mensagem de clareza de onde queremos chegar.

O formato da marca ainda remete a uma palheta de violão, lembrando que Indaial é cidade da música. A frase “Indaial na Rota da Natureza” carimba o que se quer atingir, mas também o que já está construído. Atualmente a cidade integra dois roteiros regionais de turismo, destacados nacionalmente: o Circuito de Cicloturismo e o Circuito de Caminhante do Vale Europeu.

Graciely Guesser Ramos
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

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