Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Oftalmologista do Hospital Marieta dá dicas para cuidar da saúde dos olhos

Oftalmologista do Hospital Marieta dá dicas para cuidar da saúde dos olhos

O Dia Mundial da Saúde Ocular foi celebrado em 10 julho e a data traz um alerta para os cuidados com os olhos que devem ser feitos diariamente. Para o doutor Ederson Engel, médico oftalmologista do Hospital Marieta Konder Bornhausen, é importante consultar um especialista regularmente para evitar doenças oculares que normalmente são silenciosas. “Existem doenças graves que não apresentam sintomas e são descobertas somente com consultas, como o glaucoma, catarata, ambliopia, ceratocone, retinopatia diabética entre outras”, afirma o doutor. Além disso é preciso ficar atento a mudanças, como a diminuição da visão.
O Hospital Marieta, que hoje é referência regional para o tratamento de glaucoma, iniciou há 10 anos o serviço de oftalmologia com consultas regulares, cirurgias e transplantes de córneas. Atualmente realiza mais de três mil consultas regulares. “O hospital faz parte do Projeto Glaucoma, em que os pacientes são atendidos regularmente para controle da doença. São realizadas mais de 200 cirurgias de catarata por mês, inclusive em julho estamos realizando mais um mutirão de cirurgias de catarata, contabilizando 40 correções de pterígio, tumores palpebrais e outras patologias palpebrais. Já as cirurgias de transplantes de córnea são realizadas de acordo com a disponibilidade de córneas”, acrescenta Ederson.

Existem diversas patologias presentes na córnea que resultam na necessidade de um transplante e elas independem de idade. Em jovens, por exemplo, a causa mais comum para um transplante de córnea é o ceratocone, uma deformidade causada pelo ato de coçar os olhos em excesso. “Até o mal-uso de lentes de contato pode gerar a necessidade de um transplante de córnea”, informa o médico oftalmologista.
A doação de córneas funciona da mesma forma que a doação dos demais órgãos, é preciso que a pessoa manifeste a família sua vontade de doar seus órgãos em caso de óbito. Para o transplante não é preciso um estudo de compatibilidade de tecidos.

Cuidados importantes para evitar doenças oculares:
– Não coçar os olhos: pode causar deformidade da córnea.
– Uso de óculos solar: previne a degeneração macular e tumores oculares.
– Uso de óculos com grau correto: previne ambliopia (síndrome do olho preguiçoso).
– Ler com iluminação adequada.
– Limitar o tempo de leitura em telas (celular, tablet, computador).
– Proteger os olhos de acidentes: uso de óculos de proteção.

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
http://www.hospitalmarieta.org.br/


Conheça a Óptica Bella Visão
Com uma equipe especializada, pronta pra tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar a encontrar a armação perfeita pra você!

A Bella Visão Óptica está localizada na Avenida Maria Simão, 715, bairro das Nações, sala 01, (próximo da Loja Quero Quero), atende também através dos fones: 3019-2121 ou 99184-2120.

 

Elaíse Cidral
Ricardo Ruas
Oficina das Palavras

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top