Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Hospital Dia do Pulmão comemora 37 anos dedicados à saúde respiratória dos blumenauenses

Hospital Dia do Pulmão comemora 37 anos dedicados à saúde respiratória dos blumenauenses

A unidade celebra no dia 9 de setembro o sucesso de uma abordagem diferenciada aos pacientes e ao tratamento hospitalar pneumológico na cidade.
O modelo de hospital dia pode ser muito útil aos sistemas público e privado de saúde do Brasil, além de ter um fluxo de atendimento que também favorece os pacientes, minimiza as internações hospitalares e os seus riscos. O grande diferencial desta modalidade está em evitar a internação hospitalar convencional e proporcionar aos pacientes adultos e pediátricos acompanhamento médico, fisioterapêutico e equipe de enfermagem especializada sem que haja pernoite. O conceito é referência no atendimento rápido e eficiente, e requer a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas.

Em Blumenau, um exemplo de sucesso é o Hospital Dia do Pulmão, pioneiro no tratamento intensivo laboratorial no país. Neste mês, a unidade completa 37 anos de história no município. Desde que iniciou a abordagem em regime de hospital dia, em 2003, a unidade inovou no tratamento hospitalar pneumológico. De lá pra cá, os casos de internação representam menos de 0,68%, diminuindo os custos, reduzindo a sobrecarga do sistema de saúde e proporcionando mais conforto aos pacientes.
Para o sócio-fundador e pneumologista do hospital, Mauro Sérgio Kreibich, o regime possibilita uma estruturação mais funcional, possibilitando agilizar o atendimento por meio da realização dos exames complementares e o início do tratamento no mesmo dia. “O objetivo do hospital é evitar a internação de pacientes em hospitais convencionais e proporcionar o acompanhamento necessário”, diz.

É necessário destacar que as atividade da unidade, são complementares aos hospitais convencionais, que sofrem cronicamente de demanda reprimida. A resolutividade dos casos de menor complexidade em regime de hospital dia, permite aos hospitais convencionais absorver os casos mais complexos para os quais são vocacionados.
Kreibich ainda comenta que o sucesso do regime implementado na unidade é recorrente desse atendimento especializado e da proximidade ao paciente. “O atendimento na modalidade de hospital dia possibilita a agilidade do diagnóstico , e inicio do tratamento na sequencia”, destaca o médico.

Investimentos que fazem a diferença
Neste ano, a unidade ampliou a sua infraestrutura, em 1400m². Localizada na rua Engenheiro Paul Werner, no bairro Itoupava Seca, a estrutura recebeu novos consultórios que abrangem a expansão do setor de otorrinolaringologia, centro de pesquisa clínica, centro de estudos e de treinamento, sala de vacinas, além de uma área de tratamento.
O investimento representa mais comodidade aos pacientes e profissionais da instituição. As obras iniciaram em novembro de 2017 e foram destinados cerca de R$5 milhões de reais para a ampliação. Além disso, novos serviços estão programados para o próximo ano, consolidando o conceito de resolutividade, que é uma das premissas do hospital.
O corpo clínico do hospital também ganhou reforços neste ano. O Hospital Dia do Pulmão conta com 22 médicos e cerca de 85 colaboradores que atuam no pronto atendimento, consultórios e realização de exames destinados ao tratamento da saúde respiratória , de pacientes oriundos de todo o estado.

Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

Bruna Gabriela Ziekuhr
PRESSE COMUNICAÇÃO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top