Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Dos cartões de conferência à inteligência artificial: livro retrata mudanças na área de tecnologia sob a ótica de empreendedor

Dos cartões de conferência à inteligência artificial: livro retrata mudanças na área de tecnologia sob a ótica de empreendedor

Fundador da Ellevo Soluções, Carlos Alberto D’Ávila fala sobre os desafios das primeiras empresas de tecnologia do Vale do Itajaí e aponta caminhos para o futuro do setor

Quando Carlos Alberto D’Ávila abriu seu segundo negócio, uma casa Lotérica em uma cidade do interior de Santa Catarina, não poderia imaginar quanto as coisas mudariam. Era 1971 e, para fazer as conferências das apostas, ele viajava semanalmente 140 quilômetros até Florianópolis (SC). O cansaço não o fez deixar de perceber o sistema de checagem automatizado dos cartões.
Desde que viu o equipamento funcionando, nunca mais parou de trabalhar com tecnologia. Hoje, à frente da Ellevo Soluções, companhia que atende algumas das maiores empresas do país com a Plataforma Ellevo, uma solução para CSC (Central de Serviços Compartilhados), ele lança seu primeiro livro chamado “Empreender, por que não?”.

Na obra, D’Ávila conta as mudanças que viveu na prática não só no âmbito tecnológico, mas também na gestão das empresas e no mercado nestes mais de 40 anos. “A ideia do livro é repassar conhecimento sobre empreendedorismo e também sobre o segmento. As coisas evoluíram muito rápido. Até há pouco tempo atrás as obras de ficções citavam a IA como ficção. Hoje é real. Mostrar como funcionavam alguns processos que hoje são muito simples há alguns anos é abrir os horizontes sobre o novo que sempre vem, e cada vez mais rápido”, comenta.
O livro é dividido em 10 capítulos onde D’Ávila conta sobre os negócios que teve e as vivências das empresas nas quais trabalhou. Entre elas estão o Cetil (onde os programas eram digitalizados através de cartões de 80 colunas) e a HBSIS, que são referências nacionais em tecnologia para órgãos públicos e para logística.
Também aponta os caminhos que o levaram à fundação da Ellevo. Além de ser fornecedora de tecnologia de companhias brasileiras e multinacionais, também é parceira na IBM no projeto Watson. “Assim como algumas coisas que eu vivi pareciam absolutamente distantes e hoje são comuns, aposto na inteligência artificial como a ferramenta que vai mudar tudo daqui pra frente”, diz.
Depois do lançamento, que acontece no dia 25 de setembro, na livraria Blulivro, em Blumenau (SC), a obra também estará disponível para compra online.

Sobre a Ellevo
Fundada em 2006 em Blumenau (SC), a Ellevo é responsável pelo desenvolvimento uma plataforma de excelência para gestão de atendimento, processos e serviços. Com mais de 1000 clientes em todo o país e 10 milhões de usuários, a plataforma processa mensalmente mais de 3 milhões de chamados e gerencia mais de 15 milhões de e-mails.
Com foco na automatização dos processos, suporte de inteligência artificial e aplicação mobile, garante melhoria no atendimento, registro e gestão das atividades, reduzindo custos, aumentando a produtividade e a organização dos negócios. Em seu portfólio, a Ellevo conta com empresas como GRSA, Aliança Renault-Nissan, BRF e Bunge.

Marina melz
www.melz.com.br

Deixe uma resposta

Top