Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Como tirar a umidade de casa e por que esse fenômeno acontece

Como tirar a umidade de casa e por que esse fenômeno acontece

Vários moradores se depararam com paredes, eletrodomésticos e várias superfícies vertendo água nos últimos dias
Quem chegou em casa depois um dia inteiro fora se deparou com uma situação estressante ao longo dos últimos dias. Pisos, paredes, eletrodomésticos e demais objetos encharcados e vertendo água. Passa pano daqui, enxuga dali e nada adianta. Mas saiba que isso tem solução, e é bem simples, de acordo com os físicos.

FAXINA NO ARMÁRIO
Dicas para remover mofo e bolor de armários e roupas
A umidade elevada com as altas temperaturas causa o problema. O professor de física, Fábio Gomes Miranda, afirma que a situação ocorre com frequência, mas não com essas proporções e que a situação do tempo influencia.
– O fenômeno ocorre diariamente, só que em pequenas proporções. Onde vemos apenas uma parede mofada ou um canto da casa um pouco úmida Para que isso ocorra é necessária certa condição climática, ou seja, estamos sobre uma influência de uma massa de ar quente e com uma umidade relativa de quase 100 %. Então, o ar quente e úmido entra e ao tocar o piso frio ocorre a condensação da água, onde se tem a impressão de as paredes e pisos suarem excessivamente – aponta o professor.

Como resolver o problema
De acordo com o professor, existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar ou acabar com o transtorno. São soluções fáceis e simples, com utensílios que se encontra em grande parte das casas.
– Por mais que se passe um pano seco, logo em seguida a área vai estar molhada novamente. Para secar essa água no piso basta abrir portas e janelas e arejar bem o ambiente e para acelerar o processo é só usar um ventilador para fazer com que essa água condensada passe a evaporar naturalmente, pois se for tentar secar com pano vai passar nervoso, pois logo em seguida vai condensar mais vapor – conta.

Áreas mais propícias à umidade
O problema pode acontecer em qualquer lugar, afinal depende muito das condições climáticas. Porém, Blumenau é uma cidade mais propícia a sofrer com os reflexos da umidade, por conta das condições geográficas em que o município se encontra.
– Blumenau é uma região que pode ter maior incidência, não é nem por ter muitas encostas, mas pelo fato de que estamos cercados por vários rios e afluentes, então a água evapora muito e torna o ar mais úmido – afirma.

(Foto: Jean Mazzonetto, NSCTV
FONTE: NSCTOTAL

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top