Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Como melhorar a produtividade com auxílio da infraestrutura de TI?

Como melhorar a produtividade com auxílio da infraestrutura de TI?

A alta competitividade do mercado de trabalho demanda, cada vez mais, colaboradores preparados para lidar com todos os tipos de desafios. As organizações, por sua vez, necessitam garantir a produtividade estável de suas atividades operacionais para que possam fluir em um ritmo satisfatório e não sofram desvantagens em relação aos concorrentes.

 

Investimentos em infraestrutura de TI são um item fundamental para que as empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – possam garantir o fluxo de seus serviços, evitando problemas como a instabilidade de servidores ou a perda de informações, visto que podem gerar prejuízos não apenas financeiros, mas também a insatisfação de clientes. Nesses casos, é preciso atentar-se para tomar as medidas de precaução antes dos incidentes ocorrerem. Uma alternativa que muitos gestores têm optado é a implementação do gerenciamento das operações aliada ao desenvolvimento do plano de negócios, a fim de evitar os transtornos com a paralisação da produção e reduzir custos com pequenas falhas.

 

Outro fator que também merece ser destacado é a integração de todas as etapas de infraestrutura. Isto é, ao detectar um problema, o usuário entrará em contato com o seu suporte e, na maioria das vezes, precisará da solução em um curto período de tempo. Assim, ele necessita ser atendido por pessoas altamente qualificadas e que consigam resolver o problema internamente, com transparência e eficácia.  Em casos de companhias que realizam o atendimento separado, um chamado que envolva duas áreas diferentes pode demandar um tempo muito alto de resolução. Já quando temos a união dos sistemas, essa conclusão pode ser reduzida significativamente. Ou seja, a inclusão operacional permite maior sinergia e, consequentemente, o ganho de benefícios tanto para a empresa, que consegue prever alguns incidentes e agir proativamente, quanto para os clientes, que terão um atendimento mais ágil e assertivo.

 

Em tempos que todos se preocupam com medidas de otimização de despesas e com novas fontes de rentabilidade para o negócio, o gerenciamento de infraestrutura tornou-se prioridade. Ele auxilia a conquista de novos usuários e melhora a performance dos atuais, devido à flexibilidade de atendimento e aumento de desempenho dos serviços, além de garantir a segurança dos dados, melhorar o fluxo das informações e, claro, evitando que erros afetem a produção ou impeçam a organização de entregar seus produtos com qualidade no prazo estipulado.

 

Um departamento de TI que sofra constantemente com problemas de softwares, hardwares e recursos de redes e serviços, certamente contará com diversas falhas no seu processo de negócio, além de gerar colaboradores mais estressados. Mais um agravante é que, à medida que uma empresa vai crescendo, maior a quantidade de recursos tecnológicos que precisam ser incorporados. Assim, a falta de um conjunto de processos que possa geri-los afetará diretamente o dia a dia operacional, além de se tornarem desatualizados. Entretanto, quando há um gerenciamento, eles conseguem, por meio de auditorias e práticas eficazes, serem utilizados por um tempo muito maior.

 

Assim, as aplicações são essenciais para o bom funcionamento de uma equipe de TI. As ações são responsáveis por melhorar consideravelmente o retorno sobre os investimentos (ROI), o que resulta na eficiência da equipe e produtividade do usuário final, além de contribuir para um negócio mais sustentável, o que auxiliará na redução de despesas.

*Alessandro Nunes é diretor de Serviços da Teclógica

*Por Alessandro Nunes

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top