Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Como aliviar a tosse: chocolate, mel e mais 2 ingredientes que agem imediatamente

Como aliviar a tosse: chocolate, mel e mais 2 ingredientes que agem imediatamente

Frequentes nos períodos de outono e inverno, a tosse é um dos principais sintomas de infecções respiratórias. De acordo com o médico Hélio Osmo, a tosse nada mais é do que uma manifestação de defesa do corpo diante de um agente agressor e, dependendo de qual for sua causa, pode assumir diferentes características como: tosse seca, noturna, constante, alérgica, com catarro, entre outros.

Remédio para tosse
O tratamento para tosse varia conforme sua origem e suas características, por exemplo, o tratamento mais indicado no caso de tosse com catarro sem quadro de infecção é o xarope expectorante, uma vez que fluidifica as secreções, permitindo que o corpo a expulse de forma mais fácil.
Em casos de tosse seca, o uso de remédios antitussígenos costuma ser o mais indicado por médicos. Em muitas situações, entretanto, basta recorrer à ingredientes naturais para que o alívio da tosse seja sentido.

Remédios naturais para aliviar tosse
Xarope caseiro de guaco
A planta é rica em cumarina, substância que age no sistema respiratório ajuda no combate a tosse e resfriados. O xarope de guaco caseiro é broncodilatador, ou seja, abre as vias áreas e ajuda a respirar melhor, e expectorante, já que facilita a eliminação de secreções.

Chocolate
O doce pode ajudar a afastar a tosse graças à teobromina, uma substância presente no cacau que tem efeito medicinal. Estudos indicam que o composto é ainda mais eficiente para acabar com o incômodo do que a codeína, comum em medicamentos contra a tosse, pois forma um revestimento que protege terminações nervosas na garganta, que desencadeiam o desejo de tosse.

Mel
O alimento realmente tem poder medicinal e pode reduzir a gravidade, frequência e natureza incômoda da tosse noturna e de infecções respiratórias.

Chá de cravo-da-Índia
A bebida pode ser aliada contra tosse ao agir como expectorante natural que ajuda a soltar o muco presente na garganta e no esôfago. Para preparar o chá, ferva 2 xícaras de água e, quando estiver borbulhando, desligue o fogo e acrescente 1,5 g da especiaria. Tampe, espere esfriar e coe antes de beber.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top