Você está aqui
Início > NOTÍCIAS > GERAL > Barra Velha abre festividades natalinas com a maior árvore de garrafa pet do Brasil e desfile com o tema “Fantástica Fábrica de Brinquedos”

Barra Velha abre festividades natalinas com a maior árvore de garrafa pet do Brasil e desfile com o tema “Fantástica Fábrica de Brinquedos”

Árvore e programação têm 100% de envolvimento da comunidade e voluntários
O real sentido do Natal ganha ainda mais força em Barra Velha, onde a comunidade e voluntários se unem para uma festa em que o amor, a paz e a sustentabilidade caminham lado a lado. Luzes, sons, brilhos e cores levam a magia da data para o Centro da cidade, onde a decoração, totalmente produzida a partir de garrafas pet, tem atraído uma multidão há três anos para a cidade do Litoral Norte Catarinense. Além de um desfile temático, Barra Velha terá pela terceira vez a maior árvore de garrafas pet do país.

A abertura oficial do Natal Mágico será no sábado (7/12), às 20h, com o desfile pela Avenida Paraná até a Praça Lauro Loyola e a iluminação oficial da maior árvore de garrafa pet do Brasil, homologada pelo Ranking Brasil, ela terá 17 metros de altura. “Foi criada por mãos habilidosas de uma equipe de colaboradores da prefeitura e voluntários apaixonados pela data. São 160 mil garrafas de refrigerante utilizadas em toda a decoração, que levou seis meses para ficar pronta”, comenta a idealizadora do projeto e primeira dama de Barra Velha, Soneiva Cruz. A cidade possui o título de maior árvore de garrafa pet do país há dois anos. O primeiro, em 2017 com 15,2 metros de altura e o segundo, em 2018 com 16 metros.
Esta é a terceira edição do Natal Mágico de Barra Velha. O trabalho deste ano começou em junho com cerca de 60 pessoas na organização e outros 250 voluntários que estão se preparando para desfilar na região central da cidade. As pessoas da comunidade se envolveram desde a primeira edição. “Descobrimos boa parte deste povo talentoso e envolvido nas oficinas de fortalecimento de vínculo familiar mantidas pela Secretaria do Bem-Estar Social. São aulas de dança, música, balé… E isso vira um ciclo. Um filho que chama uma mãe, que comenta com uma tia, e assim a família inteira se envolve na produção do nosso Natal”, revela o secretário de Bem-Estar Social, Alexandre de Oliveira.

Campanhas ajudaram a retirar 160 mil garrafas do meio ambiente
Para arrecadar as milhares de garrafas que enfeitam Barra Velha neste período, foram feitas campanhas nas escolas e nos grupos de idosos. A produção é 100% artesanal. É dedicação, suor e calos nos dedos para cortar, pintar, modelar e depois montar as peças.
É um trabalho de formiguinha, que foi idealizado pela primeira dama do município e que necessita muito envolvimento de toda a comunidade. Cada garrafa pet é recortada em três partes, para dividir gargalo, corpo e fundo. A primeira parte serve como bocal para lâmpadas da decoração. O corpo de cada garrafa é cortado em três partes, modelado numa máquina que sopra ar quente e se transforma em uma espécie de flor, que, para ficar mais robusta, é somada a outras duas partes iguais de outras duas garrafas. Por fim, o fundo serve para modelar outras formas do Natal, como anjos, bolas e velas.
“A pintura é feita uma a uma, com tinta automotiva para garantir a durabilidade. Para ajudar no processo, criamos uma máquina de corte do corpo da garrafa e duas para separar o gargalo e o fundo. Apesar disso, a finalização é toda manual, num verdadeiro trabalho de artesãos”, diz o presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, Daniel Cunha. Neste formato, o Natal Mágico contribui formando a consciência sustentável na população, além de garantir a beleza e arrecadação turística nesta época.

Festa de abertura terá desfile especial com o tema “Fantástica Fábrica de Brinquedos”
O desfile em três atos traz pela primeira vez cinco carros alegóricos. Com a temática “Fantástica Fábrica de Brinquedos”, os equipamentos trarão bicicletas, caixinha de música, carrossel, um relógio gigante e o trenó do bom velhinho com suas renas encantadas. Toda a encenação foi pensada para ser um verdadeiro espetáculo teatral. Música, narração, luzes, artistas empenhados em levar uma verdadeira obra de arte para as ruas de Barra Velha.
O espetáculo conta com a participação de crianças e adultos e é ecumênico, brindando todas as religiões cristãs com o nascimento de Cristo, mas também com a figura do Papai Noel. A participação da comunidade é intensa em todos os detalhes, da produção de todo o material decorativo até a composição do espetáculo que será apresentado outra vez no dia 21 de dezembro, também às 20h, na Avenida Paraná. São esperadas 10 mil pessoas por apresentação.
No sábado de estreia (7/12) em que também é comemorado o aniversário de Barra Velha, após o desfile e a inauguração da iluminação de Natal, haverá queima de fogos e show gratuito com a dupla sertaneja Rick e Renner.

Serviço
O quê: Abertura do Natal Mágico de Barra Velha
Quando: sábado (7/12), 20h
Onde: Avenida Paraná
Obs: Entrada gratuita para todas as atrações, incluindo o show de Rick e Renner que celebrará os 58 anos de Barra Velha

Natal Mágico de Barra Velha

Elaíse Cidral
Oficina das Palavras:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top